quarta-feira, 11 de março de 2009

Efeméride n°11: A cor da história




A cor da história (The ex-White House)


“Primeiro presidente negro na história dos EUA, a participação só pode ser comparada na história recente aos 63,1% de 1960, quando John Fitzgerald Kennedy (1917-1963) chegou ao poder.” UOL

O CLICHÊ DO “EU JÁ SABIA”

Mas já sabia mesmo, você via no olhar de Obama o ar de vitória, imponência e força, de um homem que pintava a história. As estatísticas diziam e o mundo todo estava esperando, roendo as unhas, para dizer: eu já sabia! Foi a primeira vez que vivenciei tanta certeza euforicamente política.

OBAMA + O MUNDO TODO

Eu tava vendo de manhã o jornal da CNN internacional e os pronunciamentos de vários líderes políticos pelo mundo anunciando o apoio absoluto ao novo presidente, Rússia, Irã, Inglaterra, França e mais alguns que não lembro agora, mas fiquei impressionada, e pensei: “Cadê aquela potência odiada pela metade do mundo?” A vitória de Obama foi irresistivelmente mundial.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u464202.shtml


PALAVRA DE RAÇA

"Aqueles que querem derrubar o mundo, nós vamos derrubar vocês".
E ai, vai encarar baby? Se bem que Bush era considerado um pulso firme na guerra contra o terrorismo e a gente sabe bem que seu posto foi desgastado pelas duas guerras de fachada no Iraque.Espero que a história seja outra agora.

"A mudança está chegando aos Estados Unidos"
Uma herança nada boa ficou pra ele, das muitas decisões do governo Bush, algumas pesam mais até hoje, como: não assinatura do tratado de Kyoto,a rejeição do tratado contra armas biológicas, invasão do Iraque,Inadimplência das hipotecas e a maior crise econômica depois de 29.

Mas, como diz o slogan da campanha de Obama: “YES, WE CAN!”

LULA

O presidente disse esperar o fim dos subsídios e do bloqueio econômico dos Estados Unidos a Cuba. "Não existe nenhuma explicação na história da humanidade para o bloqueio a Cuba", avaliou, e também falou sobre os conflitos no Oriente Médio.


AINDA OBAMA

Só vi esse cara mostrar algum pingo de sensibilidade hoje quando disse: é "o amor da minha vida" que me ajuda a "não me desnortear”. Michelle, sua esposa, suavizou a personalidade forte, direta e sarcástica ao longo da campanha.


LÁ NA FRENTE...

...quando seus filhos e netos tiverem estudando história, irão perguntar: “Onde você estava dia 4 de Novembro de 2008 quando foi eleito o primeiro presidente negro dos EUA?”
Eu estava vendo TV, esperando o discurso de vitória dele.

Xoxo



PS1: Ontem assistindo uma aula de geografia o professor disse que em 2025 os EUA não estarão entre as 5 potências mundiais porque chegou a hora do declínio, e completou dizendo que, será uma verdade caso não aconteça nenhuma fato histórico que modifique isso. Eu penso que esse fato histórico acabou de acontecer.

PS2: Nesse blog tem o discurso de McCain e de Obama e mais um monte de coisas legais sobre a eleição. http://sergiodavila.blog.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário