quarta-feira, 11 de março de 2009

Efeméride n° 4: "No fim das contas, fome é uma criação política..."


Olá terráqueos!!

Você sabe o motivo do povo africano 'viver' morrendo de fome entra ano, sai ano?
Eu sempre quis entender realmente isso, por que uma idéia eu já tinha, mas a minha agonia maior é decifrar o que faz essa miséria se perpetuar!!

A VERDADE É: VOCÊ E EU NÃO ESTAMOS NEM AI... (o mundo também não)

...ou se estamos evitamos não pensar muito, fingir que não existe para evitar o sentimento de culpa/comodismo/impotência. Fazia tempo que eu não pensava sobre isso honestamente (você lembra que a cada 3 segundos morre uma criança de fome?) mas, hoje vi uma notícia na BBC que me tocou profundamente. A ONU declarou que a fome AUMENTOU no leste da África (meu Deus pensava que isso não poderia acontecer).

INTERNACIONALMENTE FALANDO

No contexto internacional existe pouco movimento em prol do combate a fome e os que permanecem na luta não possuem verba capaz de atender todas às necessidades. O diretor do Programa Mundial de Alimentação (WFP, na sigla em inglês), James Morris, disse no Conselho de Segurança que a gravidade do problema ainda não foi compreendida pela comunidade internacional. (novidade)
Para curto prazo o que precisa são doações (bufunfa), 700 milhões de dólares para ser mais exata.

A RAIZ DE TODO MAL (de TODO MAL, DE TODO CANTO, DE TODA A HISTÓRIA, DA MINHA VIDA, DA SUA VIDA...)

O governo africano e o governo dos países desenvolvidos tomam decisões que eliminam toda possibilidade do continente se alimentar. "As pessoas (38 milhões) passam fome porque os seus governos tomam decisões políticas erradas", disse Morris.

A SOLUÇÃO (existe?)
Existe. E é política, no fim das contas a fome é uma criação política, mas antes de tudo humana, pois somos nós que controlamos e manipulamos todas as decisões.

PALAVRAS PRA QUÊ?

Sinceramente, não sei mais o que escrever, prefiro um minuto de silêncio a acabar esse texto com uma pergunta clichê de reflexão (do tipo até quando vamos ser egoístas/egocêntricos, até quando bla bla bla)afinal todo mundo já sabe o que cada um pode fazer, o que os governantes,os desenvolvidos,as celebridades,...

Se você pode ajudar a África (http://www.wfp.org/portuguese/), ajudar o sertão (http://www.amigosdobem.org/novo/home.html), ajudar uma comunidade carente do seu bairro, ajudar alguém, não negue.


PS: outros números 38

“Aids atinge 38 milhões de pessoas em todo o mundo”
“O Brasil desperdiça água suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas ao ano”
“38 milhões de brasileiros são obesos e enfrentam preconceitos”

Dica de hoje: Dá uma passada no blog do cantor brega Falcão. [http://blogdofalcao.zip.net/]

Nenhum comentário:

Postar um comentário